27 de fevereiro de 2011

Hollywood tem salvação?

Hollywood se tornou uma mera fábrica e como tal, seus mecanismos se tornam não mais que isto, mecanismos, simplesmente torcendo-se a fórmulas comuns de clichês em determinados por repetições e reciclagens de prequels, sequências, crossovers, adaptações e refilmagens de forma ditadas por modas vigentes, e negando a espontaniedade das artes que engloba sem dar espaço ao original e talentos potenciais típico somente no cinema independente. A pouco de realmente original que faça sucesso hoje em Hollywood por simplesmente aceitarem preferivelmente o previamente rentável por exemplos anteriores tornando a situação auto-sustentável por não aceitarem riscos e com tal a originalidade criativa. Como um paquiderme que se tornou muito grande e vítima da própria grandeza sendo necessário essencialmente grandes lucros para sustentar os grandes orçamentos de filmes.
Outro aspecto é a desonestidade, Hollywood se tornou uma panela de produtores soberbos e esnobes, dividida entre conservadores de direita extrema e preconceituosos pós-modernos com algum bom punhado de atores poderosos como produtores em honestidade com seus projetos. Porém, o maior problema reside quando a soma da soberba com a incapacidade de inovar resulta num efeito em que não se investe em talentos provocando oposto - a exemplo de mim - que faz de Hollywood, a produtora do lixo luxuoso e luxurioso - com trocadilhos - sustentada na miséria alheia como produtores de tênis Nike na China. Os vestidos de Hollywood são plagiados e
todos vivem de aparências.
O problema são os mimadinhos de Hollywood em suas torções morais, o que apenas pegam ideias mastigadas com facilidade como roubar o doce da criança, e as formatam a seu bel prazer negando qualquer sentido moral ou ético e deste modo refletindo sentimentos falsos, para sustentarem sua vida de alto custo em mansões, mulheres lindas, champage, caviar, glamour, flashes, tapetes vermelhos, escandâlos e para manter o brilho das estrelas na calçada da fama sempre polidas por chineses amarelos de baixo orçamento. Resumindo: Hollywood se tornou uma Bollywood de luxo, e não há como se salvar quando o problema é o ego em suas torções provocadas pela fogueira das vaidades que se tornou aquele lugar, mesmo mediante o factual. Por isso separo aqui alguns itens que considero interessantes a salvação Hollywodiana.

1 - Seria necessário investir mais em projetos menores e menos nos dinossáuricos blockbusters que funcionam como buracos negros auto-orbitantes em excentricidade egocentrica ao contrário dos modentos filmes independentes do qual sempre surgem agradáveis surpresas.

2 - Os blockbusters teriam que ser essencialmente filmes vindos como continuação a projetos menores, sendo previamente considerados como continuações consistentes e justificáveis, não como mera máquina de fazer dinheiro.

3 - Fontes de adaptações interativas com outras mídias sempre produzem ótimo retorno mútuo tanto no quesito de marketing virtual - cujos foram inúmeros os sucessos destes derivados - quando de inspirações adaptadas propriemente ditas como de livros, quadrinhos, vídeogames que sendo sucedidas positivamente produzem retorno mútuo se incentivamento. Livros adaptados para o cinema insidem no aumento de vendas e vice-versa.

4 - Filmes políticos que demonstrem declinações ideológicas com o mesmo se comprovam como sendo pouco receptivos e muito polêmicos a salvo os que servem de denuncias a casos envolvendo estes, a exemplo dos filmes sobre nazismo, censuras, ditaduras, genocídios e etc. Fatos históricos sempre são excelentes fontes de inspiração e poucas vezes abordados de modo
satisfatório em Hollywood.

5 - Fornecer maior abertura a talentos internacionais sem tantas exigências se não pelo verdadeiro talento, pouco importa diplomas, articulações e técnicas se não passam de emplumados sem talento criativo com canudos para se tomar shake alheio, Hollywood não precisa de parasitas. Tais aberturas tem que ser em maior âmbito a paises latinos em relacionamento pleno com fãs e estudantes do ramo. Há grande índice de fãs que se tornam profissionais ou mentes criativas do ramo e de mesmo modo que por não conseguirem espaço ou respeito sepultam seus talentos, a exemplo do ocorre no Brasil. Os paradigmas velhos de preconceitos e serviço barato tem que ser sepultados.

6 - Não prolongar por muito tempo as ondas de modas típicas neste meio que podem provocar a estagnação não somente do gênero/tema, mas a deteriorização do maquinário por atingir negativamente a imaginação dos roteiristas por falta de conceberem ideias verdadeirmante originais a tornando viciada, assim como em blockbusters e em tecnologia por mera tecnologia.

7 - Os casos de plágios e mesmo semelhanças que tem se tornado cada vez mais comuns tornam-se vergonhas para o mesmo, recebendo críticas de fãs e favorecendo a desconfiança de investidores, inclusive atravacando talentos emergentes em detrimento dos convencionais grandões de Hollywood, os mimados. Estes, assim como os grandes e convencionais filmes blockbusters se tornam os verdadeiros perigos para Hollywood e responsáveis pelas panelas, estagnando-se.

Nenhum comentário: