14 de maio de 2009

receita do rapé de arruda para sinusite


Segundo esse artigo no ABC da saúde, a sinusite é uma doença com base inflamatória e/ou infecciosa que acomete as cavidades existentes ao redor do nariz, ela causa de um odor pútrido na respiração da pessoa e dores de cabeça intensas.

Pois mama Lourdes que é filha de gente do campo sabe de uma receita que ajuda, se não a eliminar ao menos atenuar essa infecção, lembrando que sempre deve ser consultado um médico especialista (Otorrinolaringologista) mas nada impede que você faça essa receita e leve junto para mostrar ao médico pois na certa ele já ouviu falar ou conhece a receita, eu mesmo já ví mama Lourdes usando essa receita e ela da resultado mesmo.

Ingrdientes:
7 galhos de arruda (de uns 5 centímetros de altura casa)

60 gramas de fumo de rolo

Preparo:
1- Pique a arruda e o fumo o mais fino que puder com faca bem afiada, não pode usar o liquidificador senão perde muito do sumo e diminui muito o efeito


2-Leve os ingredientes ao fogo baixo até torrar


3- Deixe esfriar

4- coloque num pilão e esmague até virar um pó fino como fubá ou o mais fino possível, caso não tenha pilão, coloque num pano de algodão ou linho fazendo uma trouxinha e bata com um martelo até virar um pó bem fino

USO:
Use o rapé 3 a 4 vezes ao dia até ele acabar (dura uns 30 dias), você verá a sujeira que sai quando assoar o nariz (ÉCA!).

15 comentários:

Tenente Poliglota... disse...

ô gente vcs vão me ajudar demaissss , sofro de sinusite a 27 anos.vou providenciar o material depois dou um retorno pra vces. Deus lhe pague e se souber de mais aluma coisa me avise. meu nome é Carmitania eo email do meu marido : tenpoliglota2012@gmail.com

Tenente Poliglota... disse...

maravilha amigos

Tenente Poliglota... disse...

obrigada amigos

ChowChow Loose disse...

Tem como fazer sem o fumo ? Ou dá para substituir o fumo por outra planta ou coisa do tipo ?

Flavio Henrique disse...

EU sinceramente não sei, mas dado o fato de que o fumo é uma planta venenosa para insetos e alguns fungos, qualquer loja de produtos religiosos de religiões afro (loja de macumba) ou em feiras livres vc acha fumo de rolo, mas tem de ser o de rolo porque o fumo vendido assim tem um óleo que parece ser importante. para o processo porque contém o que faz o trabalho bruto de matar as bactérias que estão infectando a cavidade nasal.

manim disse...

Posso usar o fumo tradicional o SACI.

Flavio Henrique disse...

Sendo um fumo daqueles que você pega e fica com a mão meio melada com o óleo que o fumo solta depois de curtido está de boa, se pegar por exemplo fumo de cigarro que é seco, o efeito pode ser pouco ou nem um.

Unknown disse...

Gente eu sou do Acre como um especialista em rapé esse rapé aí parece ser muito bom vocês deviam experimentar o do Acre ele também é muito bom para sinusite, gripe e congestão nasal

Paulo Cesar Allves de Carvalho disse...

Sou do Maranhão, gostaria de ter acesso a esse rape do Acre.

betobartoli.10@gmail.com disse...

SÓ ESQUECERAM DE INFORMAR QUE NA TORRA DOS INGREDIENTES,OS MESMOS EXALAM UMA FUMAÇA SUFOCANTE QUE EM AMBIENTE FECHADO PODE SER MUITO PERIGOSO

Fabiano Henrique Fortunato Ferreira disse...

Só consegui encontrar arruda seca, galhos misturados com folhas. Dá pra fazer com essa mistura?

Flavio Henrique disse...

Acredito que faça um efeito menos intenso, mas vale a pena tentar.

Flavio Henrique disse...

betobartoli.10, se a sua cozinha não tem ventilação suficiente, aconselho a consular um bom engenheiro civil para montar um exaustor sobre o fogão na sua cozinha ou mesmo instalar um ventilador na janela ventando para fora. Pode parecer que estou dando uma resposta malcriada, mas estou apenas aconselhando com boas intenções, cozinhas mal ventiladas são um suplício para quem cozinha e fazem a casa ficar coberta com a gordura que exala do preparo de alimentos, a minha tem duas janelas e duas postas e mesmo assim eu acho pouco quando frito peixe.

valefort disse...

Existe o rapé paulistão isento de fumo sua fórmula é fécula de mandioca, raiz de imburana e canfora também mais leve de fácil inalação.

Unknown disse...

Alivia a sinusite, mas tem que saber fazer e usar. Sugestão simples pode usar fogareiro de barro e panela de barro para torrar os ingredientes em ambiente externo, no quintal.