27 de fevereiro de 2011

E a censura continua!

Para aqueles que acreditam viverem num estado democrático, no mínimo a muita sujeira por debaixo dos panos. Abaixo separo apenas o enunciando de algumas reportagens e notícias de nossos jornais.

- O Estado de S.Paulo: "Brasil bate recorde de censura no Google".
- Folha de S.Paulo: "Para comitê, censura está em um nível preocupante".
- O Globo: "Em 2010, 44 jornalistas foram mortos no mundo".
- Zero Hora: "Censura aumenta no Brasil, diz relatório".

Ainda há tempo, pois quando não mais houver simplesmente não veremos mais tais títulos estampados em manchetes! O mais negativo da censura é que ninguém fala nela, porque será? Viva da liberdade de expressão!

"Ao longo dos últimos anos, empresários, políticos e funcionários públicos entraram com centenas de ações judiciais alegando que as críticas dos jornalistas eram ofensivas à honra ou invadiam sua privacidade, segundo pesquisa do CPJ. Os demandantes destes casos normalmente buscam sanções que proíbam a imprensa de publicar qualquer matéria sobre eles ou que obriguem a retirada de material online considerado ofensivo. (...) a censura judicial tem se tornado um grave problema, inibindo seriamente a capacidade da imprensa de informar sobre questões de interesse público. Os jornalistas continuam sendo assassinados no interior do país, onde a presença do Estado é frágil, enquanto a cobertura jornalística do crime organizado expõe os profissionais a sérios riscos, mesmo nas áreas urbanas."
De Certo relatório sobre liberdade de Imprensa do CPJ (ONG do ramo)

Não há sabedoria em calar, se não saber-se fazer calar, afinal qual sabedoria há na censura? Nem todo o silêncio é bom, assim como a calmaria precede a tempestade e o silêncio permea a mortandade. Mesmo os mortos não falam e nem por isso são sábios. O silêncio nada comunica se não o vácuo, são os doentes quem pedem silêncio como no hospital.

Nem tudo se fala e nem tudo que se fala é bom, pois de certo a fala enganosa é pior que não falar, porque há os que usam de parabolas para explicar e os que as usam para enganar, de igual modo os segredos se justificam para salvar, jamais para matar. Ai daqueles que os usam como armas a ferir pela censura!

Sábio é o responsável no falar tanto quanto no silêncio, não como os que falam o que querem, mas não censuram os próprios ouvidos ao não ouvir o que não querem!

Domina-se os ouvidos tanto quando a boca, a liberdade de expressão é a arte não só de falar, se não igualmente ouvir, de que importa palavras não ouvidas?

Os que amaldiçoam devem prepara-se ao ressoar de suas palavras sob seu próprio ouvido, assim como seus atos perante a reação, nenhuma palavra ficará em vão!

Nenhum comentário: