7 de outubro de 2008

Como conectar dois computadores por wireless sem AP ou router

Procurando alguma informação de como compartilhar o acesso ADSL ente o meu dsktop e o notebook do meu inquilino e futuramente o meu próprio notebook, encontrei no blog Tecnologia e Sistemas de informação esse tutorial bastante esclarecedor, simples de entender e executar que vai direto ao ponto que mais nos interessa, a configuração em si, valeu Ricardo.

As redes sem fio diretas entre Computadores, também chamadas AD HOCs, são bem interessantes do ponto de vista prático e econômico, uma vez que, desde que todos os Computadores da rede possuam adaptador wireless, é possível realizar a conexão entre eles sem que seja necessário colocar um ACCESS POINT ou Roteador WIRELESS entre eles. Para o pessoal mais entendido, é como usar um cabo CROSS OVERED para ligar dois micros diretamente.
Junte-se a isso uma internet banda larga e o compartilhamento de conexão com a internet do Windows, ou ICS - Internet Connection Sharing, e teremos uma rede wireless doméstica com internet banda larga compartilhada, sem a necessidade de um Roteador.

Vou usar como exemplo um caso clássico:

O usuário possui INTERNET BANDA LARGA ligada a um Computador, corretamente configurada e funcionando tranquilamente, então compra um notebook, ou outro Computador, com conexão wireless, e quer - é claro - garantir que essa máquina também possa usufruir da banda larga disponível.

ANTES DE MAIS NADA, ATENÇÃO: 99% DO TRABALHO SE DARÁ
NO PC QUE RECEBE A INTERNET BANDA LARGA.

Compre uma placa de rede wireless para ser colocada no primeiro computador, aquele que já possui uma placa de rede e está conectado à internet. Se preferir, compre um adaptador wireless USB, também chamado de Pen Drive WIRELESS - do que discordo.



Uma vez instalado esse dispositivo no PC1 (siga manuais de instalação), habilite o compartilhamento de internet (ICS). Para isso, clique no botão INICIAR e em EXECUTAR. Digite NCPA.CPL e tecle ENTER.
Na janela de conexões de rede, você verá as duas conexões (no mínimo) existentes em seu computador: A conexão antiga, onde está funcionando a internet, e a nova.
Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone que representa a conexão com a internet e selecione PROPRIEDADES.
Na imagem ao lado, RA-TIM-BUM é a conexão PPPoE, onde você digita usuário e senha sempre que precisa se conectar à internet. Conexão local 2 é onde está ligado o cabo do provedor de internet. Conexão de rede sem fio é a placa de rede wireless que foi adicionada ao PC.
Na janela de propriedades, clique na guia AVANÇADO e  selecione a caixa “PERMITIR QUE OUTROS USUÁRIOS DA REDE SE CONECTEM…“, depois clique em OK, conforme a imagem abaixo.




Agora, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da conexão de rede sem fio e clique em PROPRIEDADES. Na janela que se abrirá, clique na guia REDES SEM FIO.
Caso a caixa “USAR O WINDOWS PARA DEFINIR AS CONFIGURAÇÕES DA REDE SEM FIO” esteja vazia, clique nela para ativar o controle, clique em OK para salvar as configurações e acesse a janela de propriedades novamente.
Clique no botão ADICIONAR logo abaixo lista de REDES PREFERENCIAIS.




Informe o nome da sua rede em SSID.
Nas questões de segurança, vai uma dica minha: Escolha a autenticação COMPARTILHADA e a criptografia WEP.
Se a caixa “CHAVE FORNECIDA AUTOMATICAMENTE” estiver “clicada”, desative-a.
Na chave da rede, informe um número HEXADECIMAL com 10 dígitos (Alterne números de 0 até 9 e letras de A até F), depois digite a mesma chave para confirmar (anote-a antes de digitar).
Para facilitar, um exemplo dessa chave é A0B9EC3A21 - por motivos óbvios, não digite essa do exemplo.
Por fim, se a caixa “ESTA É UMA REDE DE COMPUTADOR PARA COMPUTADOR…” não estiver selecionada, selecione-a.




Clique em OK.
Clique em OK NOVAMENTE, para fechar a janela de propriedades e salvar as configurações.
Agora, dê um clique duplo sobre o ícone que representa sua rede sem fio (Este processo será repetido no outro PC). Será aberta uma janela com a lista de redes disponíveis, incluindo a rede AD HOC que você acaba de criar no próprio PC.






Selecione a rede criada e clique em CONECTAR. Será solicitada a chave de rede (HEXADECIMAL). Digite-a e confirme para concluir a conexão.

TODA ESSA COMPLICAÇÃO, acima descrita, encerra 99% do trabalho que você teve. Note que tudo foi realizado em um único PC.
Agora, ligue o outro PC, abra o controle de conexões de rede (botão INICIAR > EXECUTAR > digite NCPA.CPL e tecle ENTER).

DÊ um duplo clique no ícone que representa a conexão de rede sem fio.
Você executará o mesmo processo de conexão listado nas duas imagens acima.

Pronto, após concluir a conexão no PC remoto, ambos estarão nevegando na web.

Um comentário:

Anônimo disse...

Po Cara valeu msm vc me ajudou muito