30 de outubro de 2008

O que um homem pode fazer para mudar um mundo inteiro?

Foi essa pergunta que me rondou a consciência desde a derrota do candidato Gabeira na recente eleição.

Alguns vão me chamar de colonizado ou "baba ovo de gringo", mas lembrei da declaração e independência dos Estados Unidos da América, que me inspirou desde a primeira vez que a li anos atras, um sentimento de que o ser humano pode fazer algo bom mesmo sendo pouco mais que poeira perecível, pode fazer algo muito importante para um mundo inteiro.

E o que alguns homens unidos em torno de um objetivo comum podem fazer?.
Esse vídeo amostra as idéias e palavras que fizeram com que alguns fazendeiros e artesãos, homens sem treinamento e armas, se tornassem a mais poderosa nação de toda a historia desse pálido ponto azul.


E porque eu confiaria a liderança desse mundo à um homem de cor de pele diferente, filho de mãe solteira, praticante de uma religião que não é a que eu pratico?
Porque sob as leis da natureza, somos únicos em nossas peculiaridades, e são justamente essas diferenças que nos tornam iguais, por sermos capazes de passar por cima dessas diferenças e nos abraçar em comunhão de um objetivo comum, o de manter nossos direitos inalienáveis, entre esses estão o direito a vida, a liberdade e a busca da felicidade.

Agora repita para si mesmo, sim, nos podemos, podemos ser cidadãos melhores, atuantes, vigilantes dos nossos direitos e deveres, vigilantes dos que nossos representantes fazem em favor do coletivo e não em bem próprio.

Agora que você chegou até aqui resta fazer duas coisas, manter-se atento aos que elegemos no ultimo exercício eleitoral e cobrar o que nos foi prometido em campanha, acima disso, cobrar a conduta clara e justa de quem nos representa.

Nenhum comentário: