15 de setembro de 2008

5 truques para melhorar o sinal do WI-FI

Lendo novamente atrasado alguns posts do blog como faço vi uma boa dica de que no site da pcworld ha uma reportagem explicando como melhorar a recepção de wi-fi que reproduzo a seguir.

Não há como negar que uma rede wireless é muito mais prática do que uma estrutura montada com cabos. Uma rede sem fio permite que um notebook seja, de fato, portátil – afinal de nada adianta uma bateria que dure horas se tivermos que conectar um fio ao laptop para acessar a internet.
Parando pra pensar, até um desktop – em que pesem seu tamanho e peso – ganha em mobilidade. Uma migração de aposento, da sala para o quarto por exemplo, não exigirá esforços com adaptações físicas dos cabos de acesso à rede e à internet.
Mas, além de instalar sua rede sem fio, você também pode – e deve – lançar mão de alguns detalhes que podem fazer muita diferença na qualidade do sinal que vai utilizar. Eis cinco dicas da PC World para você aperfeiçoar o wireless do seu lar - e até em seu escritório.

1- Mantenha o roteador centralizado em relação à sua casa
Dessa forma você poderá usufruir melhor da mobilidade oferecida pela tecnologia wireless, pois a qualidade do acesso tenderá a ser igual em qualquer parte da casa.
Além disso, instale-o numa posição mais alta em relação ao pé-direito de sua casa. Afinal, quanto menos anteparos o sinal tiver de atravessar, melhor. E saiba que nem só as paredes são obstáculos para a circulação do sinal: plantas, aquários e  eletrodomésticos como microondas, por exemplo, interferem na propagação do sinal.

2- Instale um repetidor
Repetidores de sinal wireless aumentam o alcance de sua rede, eliminando os chamados pontos cegos, sem a necessidade de se usar nenhuma fiação. Posicione-o na metade do caminho entre o seu ponto de acesso e seu computador.
Dessa forma, você deverá ganhar automaticamente uma melhora significativa na força do sinal. Não se esqueça de também posicioná-lo em uma altura minimamente razoável, para evitar obstáculos.

3- Evite deixar o seu PC no chão
Com seu computador a uma altura zero, a distância até o roteador tenderá a ser maior, assim como as chances de haver mais anteparos no trajeto das ondas. Se o gabinete de seu desktop tiver que ficar no chão por algum motivo de força maior, você pode usar um extensor USB para colocar a antena em uma altura mais elevada.


4- Procure atualizar o firmware
O firmware de um roteador é comparável ao sistema operacional de um PC. Ffabricantes, de tempos em tempos, disponibilizam aperfeiçoamentos para os roteadores. Para ficar atualizado, visite sempre o site da fabricante do seu dispositivo, checando pelos downloads mais recentemente disponibilizados.
Mas atenção, antes de fazer atualizações desse tipo, é conveniente fazer um backup do firmaware antigo, bem como das configurações do equipamento.
 
5- Evite gargalos
Procure não misturar componentes de padrões diferentes na composição da sua rede. De nada adianta, por exemplo, comprar um roteador N (802.11n), que pode funcionar a velocidades de 74 megabits por segundo (Mbps), e ter uma placa em seu notebook ou desktop padrão B ou G (802.11b/g). A velocidade em que sua rede sem fio vai trabalhar será sempre a menor e, nesse caso, cairá para cerca de 4,5 Mbps.

Lembrando esse post é uma reprodução devidamente creditada logo no início, por favor pessoal da pcworld não me venham com a velha ameaça de "é meu e não quero no seu blog".

Nenhum comentário: