27 de fevereiro de 2008

Wireless? como é isso?



Wi-Fi ou wireless, conhecidas como redes sem fio será explicado nesta postagem como funcionam e suas principais configurações.
A conectividade sem fio para redes locais estão cada vez mais presentes no país por baixo custo.
Wi-Fi é uma tecnologia de redes embarcadas em radio (WLAN) baseadas no protocolo padrão IEEE 802.11. Disponíveis no mercados estão os protocolos 802.11a, 802.11b e a 802.11g, no Brasil sem a necessidade de licença da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na potencia máxima de 4W.

802.11a - Chega a alcançar velocidades de 54 Mbps dentro dos padrões da IEEE e de 72 a 108 Mbps por fabricantes não padronizados. Esta rede opera na freqüência de 5 GHz e inicialmente suporta 64 utilizadores por Ponto de Acesso (PA). As suas principais vantagens são a velocidade e a ausência de interferências.

Já 802.11b alcança uma velocidade de 11 Mbps padronizada pelo IEEE e uma velocidade de 22 Mbps, oferecida por alguns fabricantes não padronizados. Opera na freqüência de 2.4 GHz. Inicialmente suporta 32 utilizadores por ponto de acesso. Um ponto negativo neste padrão é a alta interferência tanto na transmissão como na recepção de sinais, porque funcionam a 2,4 GHz equivalentes aos telefones móveis, fornos microondas e dispositivos Bluetooth.

802.11g - Baseia-se na compatibilidade com os dispositivos 802.11b e oferece uma velocidade de 54 Mbps. Funciona dentro da freqüência de 2,4 GHz. Tem os mesmos inconvenientes do padrão 802.11b que deve-se à incompatibilidades com dispositivos de diferentes fabricantes e outros sinais que podem interferir na transmissão da rede sem fio.


Com esses dados, já podemos escolher um matéria padrão a ser usado em sua rede como antena e cabo!
A configuração de Wi-Fi exige mais do que IP e MASCARA DE REDE, veja abaixo quais. Banda de freqüência - Alguns equipamentos possuem todas as três que são vistas anteriormente (802.11ª, 802.11b e 802.11g).

Modo de funcionamento:
AP (Central wi-fi q carrega dos dados de outros usuários como um switch)
CLIENTE AP é o dependente de uma AP.
WDS conhecido como AP repeater é uma repetidora AP para outra AP.

Tipo de Rede:
Infra-estrutura é o ponto central de toda comunicação Wireless.
AD-Hoc funcional apenas para Ponto-a-Ponto ou clientes AP.

SSID: É o nome da rede Wireless, lembrando que isto não influencia em seu grupo de trabalho e nem o DNS.
Canal: De 1 à 13 trabalha em frações de freqüência de diferentes iniciada por 2.4Ghz até 2.4835GHz utilizado onde exista mais de uma rede wireless ou conflitos com aparelhos telefônicos sem fio, microondas etc.
O ultimo passo é a criptografia da rede é opcional mais necessário contra curiosos, de fato dificilmente alguém tem tempo de ficar fuxicando sinais de wi-fi, sem um enternece especial em um alvo especifico, como diz um antigo ditado – Quem não deve não treme! Para todos que estão preocupados com o assunto farei um post completo sobre criptografia!

Nenhum comentário: