29 de junho de 2007

Acabou a pilha? Respire! Pronto, pilha recarregada.



Hoje navegando no blog iftk encontrei mais uma prova da inventividade humana que tive de postar aqui usando outra inventividade humana, o copiar/colar. A foto ao lado é descrita no texto a baixo.

Papo de louco? Não, criatividade e um pouco de conhecimento dos princípios da eletrônica. Sabe aquela idéia de aproveitar algo que você tem que fazer, como andar, respirar, mover os braços - e usar isso também para outros fins? Pois bem, isso já é realidade.

Hoje em dia vivemos rodeados de gadgets que vão de mp3 players à câmeras digitais, passando por celulares,relógios com diversas funções, GPS, vídeo games e outros tantos eletro-portáteis. Mas nem sempre há energia disponível para recarregar as baterias dos brinquedinhos.

Com peças de cd-rom quebrado, alguns fios e fita adesiva é possível criar um recarregador de baterias que preso ao peito aproveita os movimentos da respiração para gerarem 50mW de energia. Digamos que a aparência não é o mais importante. Mas funcionalidade, não há quem duvide.
O autor do projeto criou um guia passo-a-passo de como fazer esse carregador. O tutorial está em inglês, hospedado no instructables. Show de criatividade, será que saiu de alguma feira de ciências?

Nenhum comentário: