22 de março de 2012

Variavéis proféticas?

Podemos encontrar elementos curiosos na cultura hebraica. Sabemos que o povo de israel conforme no Velho Testamento tinha penas até de morte para profetas cujas revelações não fossem precisas ou não se cumprissem, porém, tempos mais recentes o mesmo não ocorre. Ao notarmos vemos em dois livros de revelações para o final dos tempos profecias aparentemente contraditórias onde em Isaias fala-se que voltariamos habitar este mundo e em Apocalipse que serão feitos novos céus e nova terra. Como é possível, estaria um dos dois livros errados? Temos ainda outro mistério que são as cartas do apocalipse escrita no inicio do livro do apostolo João. Ao olharmos de perto o livro de apocalipse fora escrito quando João esteve em asilo por seus perseguidores na ilha de Patmos no periodo em que escrevera tal livro, de modo que as cartas destinadas a sete igrejas não por menos da Ásia, Éfeso, Smirna, Pérgamo, Tiatira, Sardo, Filadélfia e Laodicéis de maneira que estas estão exatamente nesta ordem especifica. Porque? Lembremos que sete cartas é comum ao número sete que determina designo a perfeição divina. Sabemos aqui que tais cartas nunca chegaram a seus remtentes e tais igrejas orignais se quer existem ainda hoje, o que nos leva supor no metafórico tão presente no texto de João. O curioso é que apesar de parecer ser escrita a igreja parece falar como a uma pessoa específica tendo-se em vista conforme o livro sagrado cristão nós somos templo do Espírito Santo (igreja).
Algumas características parecem ser comuns a todas as cartas o que nos leva a crer que primeiro era alguém que padece muitas aflições e perseguições (eu?).
Sendo ou não sendo o consenso entre os protestantes, porém, é que estas se diregem a condições espirituais da igreja e por isso variaveis! Aqui notamos variaveis igualmente temporais? É relevante tal pergunta pois sabemos que de acordo com a bíblia o tempo no espiritual transcorreria diferente ao nosso como uma dimensão não cronologicamente linear, descontinuo o que viabilizaria justamente ser profecias de variaveis temporais, talvez devido ao caos pelo pecado associado ao livre-arbítrio dos tempos finais!

Nenhum comentário: