21 de setembro de 2009

Montando uma horta hidroponica caseira (parte 2)

Este artigo tem sua primeira parte neste link.

Já que a primeira parte dessa série sobre hidroponia suscitou mais perguntas sobre o projeto do que eu havia esperado resolvi postar a segunda parte antes mesmo de executar a construção do meu experimento.

Respondendo algumas questões

1 - Para produzir em escala industrial é bom discutir uma solução personalizada com um fornecedor especializado como a giopanta que te abastecerá com informações e equipamento adequado, lembrando que esse projeto mostrado no post é para apenas uma hortinha de fundo de quintal, para escala comercial a coisa é bem maior tanto em investimento quanto em lucro.

2 - Para obter as mudas siga as instruções na embalagem ou as que seu fornecedor instruir, plante as sementes em recipientes impermeáveis cheios de terra adubada ou em sementeiras de izopor encontradas em lojas de jardinagem de produtos agrícolas.

3 - Depois de germinadas e ter adquirido um tamanho adequado de uns 10 a 15 centímetros de raisz deve-se transplanta-las para o meio hidroponico lavando as raízes deixando-as nuas

4 - O como os buracos são pequenos e as raízes acabam se espalhando mais que num substrato sólido, talos e folhas manterão as plantinhas dentro dos acessos sem deixa-las "descer pelo ralo", no começo elas ficam meio soltas mas logo pegam firmeza com o crescimento natural. Sempre vale o bom senso de que é uma planta e não uma boneca de trapos para ficar mexendo muito, faça o transplante e deixe quieto até a colheita ou eventual poda de folhas afetadas por pragas.

5 - Se for como no exemplo do post pés de alfaces a colheita matará a planta a não ser que se colha apenas as folhas mais velhas que são as de fora, se forem morangos por exemplo eles ficam em pedúnculos relativamente longe do caule principal permitindo a colheita sem danos para a planta

6 - Pode-se retirar a planta toda do meio hidroponico, trata-la e retornar em seguida para o meio mas não aconselho essa manobra salvo casos raros de pragas muito contagiosas em que se faça algo como poda. nunca vi pessoalmente mas já ouvi algo sobre enxertia em hidroponicos.

7 - Sobre a compra dos sais para a solução nutritiva, em todo o mundo existem lojas de produtos para agricultura orgânica e jardinagem. Peço desculpas por não poder ajudar mais pois não conheço la tanta coisa sobre o tema para informar onde comprar produtos fora do Brasil.

8 - A quantidade de solução nutritiva falada no post anterior é para o começo, a gioplanta também vende o chamado kit manutenção para manter a solução estável até a colheita.

9 O pH da solução nutritiva deve ser verificado a cada 4 ou 5 dias.

10 - O timer é daqueles analógicos com ciclo de 24 horas e intervalos de 15 minutos, custam uns R$20,00 nas lojas de materiais de construção ou jardinagem.
Em tempo, o site Hidro Good fala sobre o tema com muito mais informações complementares.

Se você leitor já tiver montado sua horta hidropônica por favor mande fotos e vídeos relatando como foi o processo de construção e a lida diária.

Adição: 09/05/2013 Acabei de assistir a um vídeo no youtube mostrando uma série de pequenos detalhes que deixam a horta mais eficiente e econômica, como usar copos descartáveis para segurar as mudas quando ainda estão pequenas, um sistema de calhas empilhadas com inclinação lateral de 50 graus para maior aproveitamento do espaço, a substituição do substrato nutritivo por uma caixa d'agua com peixes, é um ajudando o outro, basta alimentar os peixes direito que você tem adubo a vontade para as plantas e dependendo da cultura até pode dar aos peixes a parte não aproveitável para consumo humano como folhas feias e raízes.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá amigo!

Td bem com vc?
Ótima postagem sobre hidroponia que vc disponibilizou para todos.
Encontrei uma série de filminhos em espanhol que explica a fazer o mesmo sistema, só que o substrato é Casca de Arroz carbonizado. Não vai bomba. Vc rega 3 vezes por dia, pq o substrato segura a umidade pelo que eu entendi. Dá uma olhadinha. Eu já estou pesquisando na NET onde tem este substrato à venda para eu começar a minha horta. Há alguns anos, eu comprei um pequeno kit e comecei a minha horta com água e td o mais. Só que não passava de um certo tamanho. Hoje eu sei que precisa de fertilizantes para as várias fases de crescimento. Segue os links para vc dar uma olhadinha :
http://vimeo.com/6479584 , http://vimeo.com/6610623 ,
http://vimeo.com/6731048 ,
http://vimeo.com/6842609
Abraços
Cida Mello

Anônimo disse...

olá amigo!
Tudo bem com vc?
tou tentado criar uma hidroponica na lage de casa.
tenho um reservatorio de água de 500l.
qual bomba de aquario tenho usar no meu reservatorio? tenho pressa na resposta meu email é Karlinhasf@hotmail.com

Unknown disse...

Olá Amigo! Gostei muito da suua postagem, foi bem explicada mesmo. Bom, temos uma horta em casa e é bem grande, mas devido muitas chuvas neste começo de ano estamos pensando seriamente em modificarmos para hidropônica. Vou tentar a modificação dele ainda este mês. Obrigado mesmo!!!