10 de junho de 2009

Dez dicas para turbinar o seu cérebro

O escritor de "How to Change the World" postou no blog openforum.com umas dicas muito interessantes de como manter a caraminholas alestas e famintas por trabalho.

O texto claro esta na lingua to tio sam mas tentei botart no bom e velho brasileiro coloquial, espeto ter ajudado.

O Dr. Richard Restak é professor neurologia clínica no Hospital University School of Medicine and Health Sciences. Ele também é membro da clinical faculty no St Elizabeth’s Hospital Overhoiser Division of Training, Department of Psychiatry, Washington, DC, e mantém uma lcinica partuicular de nurologuia e neuropsiquiatria em Washington. Seu mais recente livro é Think Smart: A Neuroscientist’s Prescription for Improving Your Brain’s Performance.

Ele fornecel ao reporter uam lista de dez formas de melhorar o desempenho cerebral:

1. comesse a jogar videogames de ação pois videogames melhoram a coordenação olhos-mãos, visualização espacial, e aumentam o numero de detalhes simultâneos que se pode observar.
2. fortalecer a memoria. A memoria é a faculdade mental mais vital. Fortalecer a memoria é um importante componente no combate ao mau de Alzheimer.
3. Aprenda uma nova palavra todo dia. Aprender novas palavras não só enriquece o seu entendimento do mundo, mas também melhora o centro de linguagem cerebral e os lóbulos prefrontais onde as funções de julgamento e execução são mediadas. [pode-se aprender novas palavras (em ingliês) se inscrevendo nesse feed no yahoo Answers.com ou então vai no pi dos burros mesmo que é mais produtivo.
4. faça exercícios de soletrar. Soletrar te força a mentalmente "ver" letra por letra prior para falar ou escreve-la. Fazendo esse exercício em mais de uma língua reforça não só os circuitos que formam o entendimento das línguas que você sabe mas também a formar paralelos entre elas aumentando a capacidade de entendimento de novas palavras que não na sua língua-matre.
5. Monitore seus humores, fantasias e monologo interno. Se você se encontrar imerso em discussões internas irritantes ou estressantes, mude sua atividade cerebral trocando para temas que não envolvem suas preocupações recorrentes ou indagações de ego como cobranças sobre derrotas ou erros passados que não foram corrigidos.
6. Reduza o stress com atividade física. Um cérebro saudável requer boa saúde do corpo todo. Você pode reduzir a boa parte dos efeitos do stress fazendo exercícios diários, mas você tem que escolher exercícios que te agradem e não te sejam desgastantes. Andar 6 quilometros por semana ajuda a evitar o desenvolvimento de demência em 50 por cento, tente andar meia hora sob o sol da manhã, peque uma condução 4 pontos de ônibus antes do pondo mais próximo da sua casa.
7. Tire uma soneca de 20 minutos depois do almoço se possível. Uma soneca durante o dia produzirá praticamente tanta melhora da memorização quanto uma noite inteira de sono. Então depois de uma aula ou sessão de estudo durante a manhã, almoce e tire uma soneca aproveitando que depois do almoço da sempre aquele soninho por causa da migração de sangue para o sistema digestivo.
8. Resolva quebra-cabeças. diferentes partes do cérebro serão exercitadas dependendo do tipo de quebra-cabeças. Palavras cruzadas desafiam os centros linguísticos e de memoria enquanto jogar tetris e quebra-cabeças exercita os lóbulos parietais. Quando você ficar craque em palavras cruzadas sabendo soletras perfeitamente as palavras antes mesmo de escreve-las no papel e chegar a níveis altos em jogos de tetris ou montar quebra-cabeças com a imagem virada para baixo forçando você a lidar apenas com as formas das peças seu cérebro terá bem menos chance de desenvolver doenças senis.
9. Trabalhe com as mãos. Poucas pessoas tem controle manual como o de músicos e cirurgiões. Q qualquer omento que você faz algo que requer habilidade manual seu cérebro é levado a uma condição melhor. Fazer crochê, construir modelos (de barcos, tren e aviões) é bom, melhor ainda seria tocar algum instrumento de corda ou teclas, violão e piano por exemplo.
10. Prestar atenção a suas experiencias sensoriais. Uma das causas mais comuns de perda de memoria é relacionada a falha no registro do que acontece a sua volta durante sua experiencia de vida cotidiana. Pratique Moldar seus sentidos Identificando cada uma das ervas e essências em tudo que você come. Desafios são realmente disponíveis nos jardins, armário de temperos e em grupos de prova de vinhos.

pronto, dicas dadas, links de créditos devidamente colocados no topo do post, agora me diz ai, vai reclamar de que esta esquecendo o nome do seu amigo de velha data que você reviu outro dia?

Nenhum comentário: