21 de setembro de 2008

Trimboo - um buscador de Torrent rápido e esperto

O pessoal do blog LedNerd postou mês passado um review muito bom sobre o Trimboo, fizeram aquela resenha com imagens e tudo mais, olha só como o negócio é bom.

Entre as diversas alternativas de busca de Torrent, muitas pecam pela interface poluída, grande lentidão e recursos de busca muito pobres. Após o surgimento e queda do YouTorrent apareceram diversos clones, que são apenas copias pioradas. Claro que até mesmo o YouTorrent possui alguns problemas, tais como recurso de busca pobre e não funciona em browsers que não possui suportar a javascript.
O buscador Trimboo é uma alternativa interessante, não é perfeita, mas possui algumas das características não encontradas em muitos dos clones do YouTorrent. Para quem ainda não conhece, ele é um meta-motor de busca, ou seja, você não precisa entrar em diversos sites de Torrent para encontrar o que você procura, basta realizar sua busca por ele e lhe será apresento os resultados dos principais sites de Torrent. Atualmente são indexados 9 sites:
  • Mininova
  • The Pirate Bay
  • SeedPeer
  • BitMonster
  • BtJunkie
  • MyBittorrent
  • TorrentReactor
  • Fulldls
  • NewTorrents
VELOCIDADE
Apesar da grande quantidade de Torrents indexados (mais 5,5 milhões) ele chega a ser bem rápido, chegando a ser mais rápido que grandes sites como por exemplo o Mininova.
INTERFACE
Além de ser rápido e direto (sem muita frescura de efeitos), sua interface é limpa e simples, além de utilizar alguns bons elementos de interface de alguns sites de Torrent:
Na tela inicial possui um tagcloud das palavras mais buscadas:
Na tela de resultados são apresentadas abas para as categorias encontradas nos resultados de sua busca. Por meio das abas de categorias você pode refinar os seus resultados:
Por padrão os resultados são ordenador pelo número de Seeds, mas basta clicar no cabeçalho das colunas para alterar a ordem (crescente ou decrescente):
Nos resultados das buscas é feito um highlight das palavras encontras de acordo com a sua busca.
Ao posicionar o mouse sobre uma linha é feito um highlight da linha e exibida a subcategoria que o Torrent pertence:
Os resultados são paginados, exibindo 30 itens por página. No final dos resultados se encontra um paginador, que utiliza recursos de AJAX para uma navegação rápida, que também funciona perfeitamente caso o browser não suporte javascript:
Na lateral direita é exibida a quantidade de resultados encontrados e quais itens da página você está vendo:
BUSCA
Além da tradicional forma de busca por palavra-chave, o Trimboo realiza as buscas com todas as informações armazenadas sobre o torrent e permite buscas avançadas com operadores lógicos, caracteres coringa, agrupamento, termos exatos, busca fuzzy e a possibilidade de especificar campos para as buscas. Vamos ver com mais detalhes cada um deles por meio de exemplos:
Termo Exato (entre aspas duplas)
“the dark knight”
Procura por torrents que possuem exatamente o termo the dark knight
Operador Lógicos (AND, +, OR, NOT, - )
xbox AND demo
Procurar por torrents que possuem as palavras xbox e demo
+xbox demo
Procurar por torrents que obrigatoriamente possuem a palavra xbox e podem possuir a palavra demo
xbox OR xbox360
Procurar por torrents que possuem as palavras xbox ou xbox360
xbox NOT demo ou xbox -demo
Procurar por torrents que possuem as palavras xbox e não possuem a palavra demo
Agrupamento
(java OR ruby) AND book
Procura por torrrents que possuem as palavras java ou ruby e que possuem a palavra book
Caracteres Coringa (?, *)
l?st
Procura por torrents que inicie com l venha seguido de apenas um caracter qualquer e que termine com st. Você encontrará as palavras lost e last, por exemplo. Utilize um ? para cada caracter que quiser representar.
l*st
Procura por torrents que inicie com l venha seguido por quaisquer caracteres e que termine com st. Você encontrará as palavras lost, last, largest e latest, por exemplo.
Busca Fuzzy (~ ao final da palavra)
lost~
Procura por torrents que possuem a pronúncia similar a palavra lost. Você encontrará as palavras lost, ost, last e most, por exemplo. Devido a complexidade desse tipo de busca, ela é muito lenta dependendo da quantidade de palavras similares encontradas.
Como sistema de busca do Trimboo é baseado no projeto Lucene, consulte a documentação de busca para saber mais detalhes.
FUTURO
O sistema é um dos primeiros no gênero a ser desenvolvido em Ruby on Rails, enquanto as outras alternativas existentes são em PHP. Mas o que isso significa? Segundo o criador do Trimboo, o uso de Ruby on Rails permite o desenvolvimento rápido de novos recursos.
Como o projeto ainda está em beta, novos recursos serão adicionados dependendo de sua aceitação.

Nenhum comentário: