9 de setembro de 2008

Controle remoto do PC com Sony Ericsson Z530i

A galera do blog Geringonças e gambiarras postaram sobre como tornar o seu Sony Ericson W300i em um controle remoto, eu que já estava querendo apontar uma dessas vou tentar aqui em casa, valeu pela dica galera do Geringonças.

Isso não está no manual do aparelho, nem na sua propaganda.

Minha irmã comprou um Z530i para substituir o Motorola C650 que está dando sinais de que vai pifar a qualquer momento e me pediu para testar o aparelho, com ênfase em conseguir transferir os filmes gravados nele para o PC.

Quando eu estabeleci a conexão entre ele e o meu PC através de um adaptador Bluetooth xing-ling que eu comprei no eBay, tive uma surpresa. Inicialmente o telefone perguntou se eu queria usá-lo como modem para o meu PC, o que óbviamente eu recusei, mas em seguida ele me perguntou se eu queria usá-lo como controle remoto.

Curioso, eu aceitei. E fui dirigido para uma lista de opções:



Comecei por Desktop e o programa me mostrou um desenho do teclado do aparelho e suas funções de controle.



Para minha surpresa, eu pude mover o ponteiro do mouse, clicar, abri o menu Iniciar, etc.

Abri o Media Player do Windows e entrei na função MediaPlayer do celular. As teclas do celular foram automaticamente mapeadas para controlar volume, mute, play, pause, stop, etc. Muito conveniente.



Note que agora a figura mostra também os botões laterais do telefone.

Não testei Presenter, mas essa função deve controlar o Powerpoint



Eu testei no meu outro PC, com outro adaptador Bluetooth, e o profile Controle Remoto não foi ativado para ele. Trouxe o outro adaptador bluetooth para o primeiro PC e continuou funcionando. Em ambos estou usando os drivers bluetooth padrão da Microsoft, mas não sei se eu instalei algum extra no primeiro PC.

E descobri que o mesmo recurso está presente no K700i.

O alcance? Excelente para um controle remoto. Deixei o PC no primeiro andar e pude fazer contato do térreo, uns 8 metros em linha reta, mas sem visão direta para o PC.

A aba de serviços do dispositivo no Windows mostra quando ele é capaz de executar essa função:



O Z530i se apresenta como um dispositivo "HID" (Human Interface Device), assim como teclados e mouses USB.

Só deu trabalho para descobrir, depois que eu saí do programa, como achá-lo novamente no menu do Z530i. O problema é que para reduzir o número de opções na tela o Controle Remoto entra como "diversão", o que não foi nada intuitivo para mim.




O controle não substitui inteiramente um dispositivo dedicado como o controle remoto Logitech AST que eu tenho (e vendo), mas a praticidade e a elegância são indiscutíveis, principalmente se você vai fazer uma apresentação com seu notebook, ou está montando um HTPC para sua sala. Você poderia controlar o HTPC pelo remoto mais poderoso e pelo celular. O que fosse mais conveniente (ou impressionasse mais os amigos) no momento. :)

Editado: Se você colocar um PC no carro, dá para controlar à distância também. ;)

2 comentários:

Anônimo disse...

caraca! essa parada eu sabia q tinha no cel (minha irma tem um) mais não sabiamos como usalo!

flaviohms disse...

A idéia é essa, usar a tecnologia em sua totalidade em beneficio próprio.