9 de setembro de 2008

Como colocar legenda em filmes

A galera do blog do CTRL+C postou algum tempo atras sobre como resolver esse "probleminha" de legendas. ;P E os kras fizeram um post tão bmo que nem tenho como alterar algo, terei de reproduzi-lo aqui quase na integra, valeu galera do CRTRL+C, um amigo meu também passo por essa dificuldade e agora posso ajuda-lo com esse tutorial phoda.

...Mas voltando ao assunto das legendas. Eu nunca legendei nenhum filme. O motivo é simples: nunca precisei gravar nenhum filme em DVD. Para você assistir a um filme (ou série) legendado no computador basta você ter o arquivo da legenda separado e colocar na mesma pasta onde está o filme.




The Big Bang Theory legendado

Se você estiver assistindo batman-the-dark-knight.avi então você coloca a legenda na mesma pasta com o nome batman-the-dark-knight.srt e abrir o filme no Windows Media Player que a legenda será exibida normalmente.
Mas se você quiser gravar o filme em DVD então a legenda precisa estar colada no filme. Para fazer isso você vai precisar dos seguintes arquivos:

K-Lite Codec Pack
VirtualDub
Plugin "subtitler" do VirtualDub
SUBtoSSA

Lembrando que você já precisa ter um filme sem legenda embutida e o arquivo SRT (ou SUB) da legenda que vai ser colocada no filme. No site LEGENDAS.TV oferece legendas gratuitas de qualidade.
Com o que precisa em mãos, é hora de começar o trabalho.
Primeiro instale o pacote de codecs K-Lite e depois descompacte o VirtualDub para uma pasta qualquer, depois descompacte o Plugin subtitler no diretório plugins, dentro do diretório onde você descompactou o VirtualDub. Depois descompacte o SUBtoSSA para outra pasta.
Eu vou legendar o episódio piloto da série The Big Bang Theory como exemplo.

Convertendo a legenda SRT para SSA

O programa VirtualDub aceita legendas no formato SSA, portanto a legenda SRT que temos não pode ser usada nele. Se você já possui a legenda SSA, pule esta etapa.
Para converter a legenda usaremos o programa SUBtoSSA. Abra o programa e clique no botão Open. Localize o arquivo da legenda SRT e clique em OK. Clique no botão Select e escolha o destino e o nome que o arquivo SSA será salvo. Em Select font você poderá escolher o tipo e tamanho da fonte utilizada na legenda. A cor você muda em Select color. Por padrão o programa vem configurado para exibir legendas na cor branca.
Com tudo configurado o programa deverá ficar mais ou menos assim:




Programa SUB2SSA - Convertendo legendas

O programa ainda tem opções mais avançadas. Como posicionar a legenda em um canto diferente na tela. Mas não vamos precisar disso. Clique em Convert to .SSA e feche o programa.

Colocando a legenda e salvando o vídeo

Inicie o programa VirtualDub e abra o vídeo a ser legendado. Para isso, clique em "File->Open video file…", ou simplesmente aperte CTRL+O.
Agora vamos ajustar a compressão do Áudio. Primeiro vá no menu Audio e marque a opção Full Processing Mode. No menu Audio novamente perceba que a opção Compression… está agora habilitada, clique nela.
Utilizaremos a compressão de áudio MP3. Nas opções da esquerda selecione Lame MP3, se não tiver, selecione MPEG Layer-3. No lado direito escolha "128 kBit/s, 48000 Hz, Stereo" e clique em OK.




Configuração de áudio

Vamos usar a compressão de vídeo Div-X para o arquivo final não ficar com o tamanho muito grande. Vá no menu Video->Compression… (CTRL+P). Nas opções da esquerda selecione DivX e clique em OK.




Configuração de vídeo
Agora podemos colocar a legenda no filme. No menu Video->Filters… (CTRL+F), clique em "Add" e selecione o filtro "subtitler". Selecione a legenda que você converteu com o SUBtoSSA e em seguida clique em OK.




Adicionando legenda ao filme

Está tudo pronto. Você pode verificar como ficou antes de salvar o arquivo final. Basta apertar o "Play" que tem a letra "O" do lado. Veja se ficou tudo certo e salve o vídeo (File->Save as AVI… ou simplesmente aperte F7).




Encodando o vídeo

Enquanto o vídeo é salvo, você pode ver qual o tamanho estimado para o arquivo. Se achar que vai ficar muito grande, cancele e tente ajustar uma compressão de áudio/vídeo com menor qualidade. Mude o "Process Thread Priorit" para Highest, isso vai deixar o processo mais rápido.
Em Total time (estimed) você verá quanto tempo irá demorar para que o trabalho seja terminado. Então vá fazer um lanchinho pois demora bastante. No meu exemplo foi um vídeo de aproximadamente 15 minutos e levou o mesmo tempo para terminar.

3 comentários:

Anônimo disse...

sem problemas
o importante é deixar um link, e você já fez isso ;)

vjmarx disse...

Fantástico! Até agora é o que li de mais simples e mais ascertivo em tutoriais de uso do VirtualDub. Parabéns meu amigo!

Anônimo disse...

Obrigado, mas esse elogio deve ser direcionado ao criador desse tutorial que foi linkado no começo do post pois eu apenas reblogei algo que achei útil.