8 de julho de 2008

Quando bater nos filhos é bom ou mau

Antes de tudo devo esclarecer que abomino o uso de algo mais que chinelos, varinhas de goiabeira ou marmelo como instrumento disciplinar que devem ser usados como elemento de ameaça mas não de terror e sempre devem ser usados em ultimo caso.

Pessoalmente sou adepto da filosofia de que na sala de aula o professor tem que ser respeitado como são os pais, tios e avós.

Tive professoras que eram verdadeiras mães me tratando com carinho e compreensão mas também dando bronca ou até uns puxões de orelha quando passei da conta completando com bilhetes que eu deveria entregar a meus pais e traze-los de volta no dia seguinte assinados sob pena de não entrar em sala de aula caso não tivesse executado a tarefa, isso hoje não é feito, pais deixam seus filhos nas mãos de completos desconhecidos, não procuram conhecer o corpo docente que em conjunto com eles educam sua prole.

Um dizer que permeou minha educação é de que "se os pais não dão limites aos filhos o mundo não perdoa", eu vou além, digo que se os pais não dão umas boas chineladas quando a criança faz algo errado depois de ter sido devidamente avisada o mundo tem boas chances de mata-la pois pais batem chorando diferente do mundo que mata sorrindo.

Hoje vejo por exemplo pais sendo repreendidos por darem umas boas chineladas nos filhos, mas não vejo os mesmos repressores dos pais indo nos hospitais e necrotérios para darem apoio aos pais que não disciplinam seus filhos peraltas, meus pais foram educados sob a ameaça da vara de marmelo ou goiabeira e são exemplos de conduta, já crianças que hoje vejo criadas sem essa ameaça fazendo coisas dignas de selvagens incivilizados.

A ameaça de meu pai dizendo "se o ouvido não é na orelha é na bunda" era um aviso que se continuasse aprontando levaria umas boas chineladas, isso não me tolhe em nada quanto a criatividade ou qualquer outra forma de expressão. Dizer que chinelo oprime é frescura de quem não tem pulso forte para ser genitor de um futuro cidadão civilizado e produtivo.

Um comentário:

DJ Androide disse...

Você foi convidado à participar do meme: Acrescentando cultura à sua vida

http://sernerd.blogspot.com/2008/07/meme-acrescentando-cultura-sua-vida.html