10 de abril de 2008

Como criar um pendrive de boot DOS/Windows

Essa dica encontrei no blog explorando e aprendendo.

Este procedimento vai criar um pendrive com um boot mínimo, genérico, com suporte a enxergar unidades FAT/FAT32. A parte mais chata do processo é obter os poucos arquivos necessários. Mas de posse deles tudo é muito simples. O resultado foi testado com sucesso nas seguintes motherboards:
  • FIC Conectado (após ser desbloqueado);
  • ASUS A7S266-VM
  • ASUS P4S800D-X
  • ASROCK K7S41GX
Você precisa de:
  • Um pendrive de qualquer capacidade. - Porém se você quiser criar um boot DOS puro (DOS 6.22, por exemplo) eu não acredito que funcione se o pendrive for maior que 2GB, por causa das limitações da FAT(16).
  • HP USB Disk Storage Format Tool - Daqui em diante vou chamar de HP Format Tool. Esse programa foi feito para pendrives HP, mas ainda não vi um pendrive que ele rejeitasse;
  • Um disquete ou pasta com os arquivos command.com, io.sys e msdos.sys de uma versão qualquer DOS/Windows que existem em qualquer disquete de boot. Eu testei com os do Windows 98, que o próprio Windows gera lá no Painel de Controle. Por comodidade, você pode usar um dos discos disponíveis em BOOTDISK.COM, mas com isso o boot e o prompt vão ficar em inglês; Nota: Se você quiser evitar criar um disquete virtual ou real, os .EXEs de BOOTDISK.COM podem ser descompactados com WinRAR, para obter o arquivo de imagem do disco. Vai dar erro, mas ignore. Depois basta abrir a imagem com o Winimage para extrair os arquivos individuais.

Use o HP Format Tool para tornar o seu pendrive um disco de boot. O uso do programa é simples e você só precisa indicar onde está o pendrive que vai ser formatado e onde estão os arquivos de boot (command.com, io.sys e msdos.sys). O HP Format Tool não é limitado como o Nero e não exige que os arquivos estejam em um disquete real. Tanto podem estar em um disquete virtual quanto em uma pasta qualquer.

Atenção: se você é o tipo de usuário que precisa ser lembrado de que esses arquivos geralmente são ocultos, então você nem deveria estar lendo isto aqui.

Depois disso, o pendrive já dá boot. Teste agora e se certifique de que funciona. Você óbviamente deve cair no prompt de comando. Lembre-se de que fazer com que um BIOS dê boot pela USB é uma ciência à parte e não não vou abordar isso aqui, ainda.

Com o pendrive dando boot, você pode partir para elaborar mais, colocando outros programas, personalizando config.sys e autoexec.bat, etc. Mas ainda existe um problema para se ter em mente: O pendrive criado pelo HP Format Tool teve comportamentos completamente distintos no FIC Conectado e nas motherboards.

  • No FIC - não houve jeito de fazer com que ele aparecesse como drive A:. Sempre apareceu como drive C:. Não há nenhuma configuração no BIOS desbloqueado do FIC que possa ser tentada e talvez o problema ocorra porque o BIOS enxerga um floppy drive que não existe e não pode ser desativado;
  • Nas motherboards comuns - o mesmo pendrive não aparece de jeito nenhum como drive C: e sempre aparece como drive A:, não importando se você configura o boot no setup para USB-FDD ou USB-ZIP/Flash (quando há essa configuração). E olha que nessas máquinas existe um floppy drive em A: (ele se torna B:).
Você precisa levar em consideração o problema acima porque se você adicionar programas que esperam rodar de A:, vai dar pau quando o pendrive for montado como C: e vice-versa.


Posts relacionados:

Nenhum comentário: