16 de janeiro de 2008

Linux no bolso

Sinceramente não lembro se postei essa receita de bolo aqui no brazuca mas já testei e no meu pc velho de guerra funcionou lindo, reconheceu tudo, desde os meus HDs (um seagate de 40Gb e um toshiba de 10Gb de notebook que uso ligado num adaptador de pinagem para ser o meu C:\), no meu set de programas botei alguns bem básicos para o meu dia-a-dia como particionador, extensão para o konqueror ver partições NTFS, kopete, amsn, abiword, utorrent, navegador RTP, audacity e outros, mas vamos ao que interessa.

1) Baixe o slax que lhe convier, mas pode ser outra distribuição linux, apenas usei o slax por ter sido o usado pelo criador desse tutorial;

2) Formate o pendrive ( Iniciar / Executar / cmd / format f: );

3) Extraia o conteúdo do arquivo .iso para o pendrive, usando o WinRAR ou o 7zip;

4) Baixe http://pendrivelinux.com/downloads/fixs.zip e extraia o conteúdo para a raiz do pendrive;

5) Navegue até seu pendrive e rode o arquivo fix.bat;

6) Crie na raiz do drive C: uma pasta com o nome TEMP;

6) Baixe http://www.kernel.org/pub/linux/utils/boot/syslinux/syslinux-3.51.zip e extraia seu conteúdo na pasta TEMP;

7) Abra novamente o "prompt do DOS" ( Iniciar / Executar / cmd ) e vá para o diretório TEMP ( cd c:\temp\win32 );

8) Digite syslinux.exe -ma F: (onde "F:" é a letra correspondente ao pendrive);

9) Pronto. Basta reiniciar e averiguar, na configuração da BIOS, se seu micro está configurado para inicializar pelo drive USB.

Nenhum comentário: