12 de janeiro de 2008

Disco Virtual com o Gmail.

Essa é uma publicação de Eder Miranda no site Dicas-l.



Todo mundo conhece ou já ouviu falar do Gmail. O Gmail é o serviço de e-mail do gigante da internet Google. O Gmail dispõem hoje de aproximadamente 6,3 GB de espaço para a conta de e-mail de seus usuários, e esse espaço aumenta a cada minuto, por isso fez e faz tanto sucesso. Além disso trabalhar com o Gmail é muito fácil, rápido e cômodo, mas tanto espaço assim acaba sendo inútil para quem recebe poucos e-mails.


Abaixo seguem algumas maneiras para transformar seu Gmail em um grande disco virtual para guardar arquivos e além disso continuar usando-o como webmail normal.


Gmail File System
Para transformar sua conta de e-mail do Gmail em um disco virtual, é necessário a instalação de um pacote/programa chamado gmailfs (Linux) ou GMail Drive (Windows). Esse pacote permite conectar-se ao servidor de e-mail do Gmail e mapea-lo em sua máquina, usando-o como se fosse uma partição do HD de sua máquina.

Instalação:


WINDOWS
Para instala-lo no Windows, baixe o arquivo .zip no seguinte endereço http://www.softpedia.com/progDownload/GMail-Drive-shell-extension-Download-15944.html. Descompacte o pacote em uma pasta qualquer e execute o arquivo setup.exe.
Depois disso, abra seu Windows Explorer e aparecerá uma nova unidade chamada Gmail, clique duas vezes, insirá o seu usuário e senha do Gmail e pronto, é só usar. Você pode criar pastas e mover arquivos para a mesma, ou simplesmente mover arquivo diretamente.

LINUX
A instalação no Linux é a mais complicada, tem várias dependências, aconselho a seguir o Tutorial no site do projeto, http://richard.jones.name/google-hacks/gmail-filesystem/gmail-filesystem-installing.html.

FIREFOX (Melhor opção)
Para quem usa o Firefox existe uma extensão excelente chamada Gmail Space. Essa é interessante, pois não depende do sistema operacional. Essa extensão funciona como se fosse um cliente de FTP, na janela do lado esquerdo estão os arquivos do seu computador (arquivos locais) e do lado direito estão os arquivos do Gmail.

Veja um Preview da janela.

Para instala-lo é muito simples, abra seu Firefox, vá no endereço https://addons.mozilla.org/extensions/moreinfo.php?id=1593&application=firefox e clique no Link "Install Now". Agora reinicie seu firefox, clique em Tools -> GSpace, isso fará com que se abra a janela do cliente (tipo FTP). Insira login e senha, e aproveite!

Nenhum comentário: