20 de janeiro de 2008

Conheça o gOS, um Linux amigável e diferente

Passando outro dia pelo explorando e aprendendo li um texto do Marcos Elias falando sobre o gOS que é um Linux pensado para ser bem amigável e diferente, essa reportagem também foi veiculada no GdH.

O Rodrigo Saraiva publicou no seu blog um breve artigo sobre o gOS, recomendando essa distribuição Linux.

Começa explicando:

"O gOS é uma distribuição que causou um grande furor ao ser lançada. Rumores de ser uma distribuição do Google (por causa do g) rolaram pra lá e prá cá. Em seu lançamento foi pré-instalada em computadores de baixo custo da Everex (green PC) vendidos pelo Wal-mart. Mas depois de esclarecidos os fatos (não é uma distribuição do Google) passaram a chamá-la de green OS, por causa do verde, porém o site da distribuição não faz referência a isso (pelo menos eu não encontrei). Na realidade o nome é good OS."



Se você achava ser do Google, que fique claro então que não é. Fica aqui também uma recomendação para conhecê-lo, sendo uma distro diferente. É baseado no Ubuntu 7.10, e vem com o E17 (Enlightenment) como ambiente gráfico, que é leve e bastante personalizável - além de ter um visual agradável a boa parte das pessoas.

O gOS não é um mero Ubuntu com E17, ele tem muitas personalizações que o trazem características próprias. Além da estabilidade e recursos herdados do Ubuntu, da detecção de hardware e instalação, da possibilidade de rodar como liveCD, dos softwares tradicionais off line e etc, ele facilita o acesso a algumas "aplicações" on line, como o GMail, Google Docs, Blogger, Facebook, Meebo, Wikipédia, entre outros. Lembra-se do projeto Prism da Mozilla?.

Site para baixar o gOS:

http://thinkgos.com

Agora é baixar e testar, depois falo da minha experiencia com o gOS noutro post ou num update aqui mesmo.

Nenhum comentário: