20 de dezembro de 2007

3 PC's com uma única área de trabalho

Em novembro Carlos E. Morimoto publicou em seu site um tutorial muito interessante para quem utiliza vários PC's em casa ou no trabalho, no qual compartilharei com vocês.

Confira na integra.

Que tal então juntar vários micros e transformá-los em um único desktop? Isso é possível usando o Synergy, uma espécie de KVM via software, que permite transformar dois ou mais monitores (em micros diferentes) em um único ambiente de trabalho, onde o rastro do mouse pode circular livremente entre as telas, acompanhado pelo foco do teclado.

O resultado é algo muito similar ao que temos aos instalar vários monitores no mesmo micro, mas nesse caso utilizando micros diferentes, com sistemas operacionais diferentes. Até mesmo a área de transferência funciona perfeitamente, permitindo que você copie URLs e trechos de texto de um micro para o outro. Tudo é feito via rede, com uma baixa utilização do processador e um excelente desempenho.

Você pode, por exemplo, usar três micros, um rodando o Ubuntu, outro rodando o Mandriva e outro rodando o Windows (por exemplo) e usar simultaneamente aplicativos dos três sistemas. Esta solução é muito interessante para administradores de rede, ou para qualquer um que precise acompanhar várias coisas ao mesmo tempo, ou usar vários sistemas diferentes simultaneamente.

O primeiro passo é ligar todos os micros em rede, o que você muito provavelmente já fez para compartilhar a conexão entre eles.

O passo seguinte é baixar e instalar o Synergy em todos os micros. A página do projeto é a: http://synergy2.sourceforge.net/
Na página estão disponíveis as versões para Windows, para o OS X além do código fonte e de um pacote RPM destinado ao Fedora.
Na versão Windows é usada uma interface de configuração que já está incluída no instalador para facilitar a vida dos amantes das janelinhas.

O Synergy é dividido em dois componentes: cliente e servidor. O módulo servidor deve ser ativado no PC "principal", onde vai a configuração e onde o mouse e o teclado estão conectados, enquanto o módulo cliente é executado em todos os demais PCs, que irão se conectar a ele.
O Synergy utiliza uma única porta TCP para a comunicação, a porta 24800, que precisa ficar aberta no servidor. Ao usar um firewall, não esqueça de configurá-lo para manter a porta disponível.

Como falamos entes, a configuração da versão Windows do Synergy é feita através de um utilitário gráfico. A versão Windows pode ser tanto usada como cliente quanto como servidor, de forma que você pode colocar a máquina Windows na posição central e usá-la para controlar máquinas Linux ou Windows conforme preferir.


Para configurar o Windows como cliente, marque a opção "Use another computer's shared keyboard and mouse (client)", especifique o endereço IP do servidor e clique no "Start!" para ativar a conexão.

Para que ele passe a ser inicializado junto com o sistema, permitindo que você desconecte o mouse e o teclado do cliente, acesse a opção "Autostart" e ative a opção "When Computer Starts", o que faz com que a conexão funcione na tela de login, permitindo que você use o mouse e teclado do servidor para efetuar o login na máquina. Para usar esta opção, você deve estar logado no Windows usando uma conta com privilégios administrativos:


Para configurar o Windows como servidor, marque a opção "Share this computer's keyboard and mouse" e clique no "Configure" para ajustar a configuração das telas.

No campo "Screens" você deve incluir os nomes dos micros (incluindo o servidor) e no campo "Links" definir a posição relativa da tela de cada um:


Concluindo, temos também algumas opções de configuração adicionais que podem ser usadas para tornar o ambiente mais confortável de usar.
Por exemplo, originalmente o rastro do mouse muda de uma tela para a outra simplesmente por chegar ao canto da tela. Isso pode ser um pouco desagradável em muitas situações, pois é justamente nos cantos da tela que ficam as barras de rolagem, bordas e botões da janela, onde você precisa clicar com freqüência.
A resposta para o problema é a opção "switch after waiting", que permite especificar um tempo de espera em milessegundos antes do mouse mudar para outra tela. Ele evita transições involuntárias, pois você precisa realmente manter o mouse no canto da tela por uma fração de segundo para mudá-lo para a outra tela.


No Fórum do Guia do Hardware existem diversos comentários sobre esse tema.

Espero que essa dica seja útil para vocês assim como foi para mim.

Nenhum comentário: