Em novembro
Que tal então juntar vários micros e transformá-los em um único desktop? Isso é possível usando o Synergy, uma espécie de KVM via software, que permite transformar dois ou mais monitores (em micros diferentes) em um único ambiente de trabalho, onde o rastro do mouse pode circular livremente entre as telas, acompanhado pelo foco do teclado.
O resultado é algo muito similar ao que temos aos instalar vários monitores no mesmo micro, mas nesse caso utilizando micros diferentes, com sistemas operacionais diferentes. Até mesmo a área de transferência funciona perfeitamente, permitindo que você copie URLs e trechos de texto de um micro para o outro. Tudo é feito via rede, com uma baixa utilização do processador e um excelente desempenho.
Você pode, por exemplo, usar três micros, um rodando o Ubuntu, outro rodando o Mandriva e outro rodando o Windows (por exemplo) e usar simultaneamente aplicativos dos três sistemas. Esta solução é muito interessante para administradores de rede, ou para qualquer um que precise acompanhar várias coisas ao mesmo tempo, ou usar vários sistemas diferentes simultaneamente.
O primeiro passo é ligar todos os micros em rede, o que você muito provavelmente já fez para compartilhar a conexão entre eles.
O passo seguinte é baixar e instalar o Synergy em todos os micros. A página do projeto é a: http://synergy2.sourceforge.net/
Na página estão disponíveis as versões para Windows, para o OS X além do código fonte e de um pacote RPM destinado ao Fedora.
Na versão Windows é usada uma interface de configuração que já está incluída no instalador para facilitar a vida dos amantes das janelinhas.
O Synergy é dividido em dois componentes: cliente e servidor. O módulo servidor deve ser ativado no PC "principal", onde vai a configuração e onde o mouse e o teclado estão conectados, enquanto o módulo cliente é executado em todos os demais PCs, que irão se conectar a ele.
O Synergy utiliza uma única porta TCP para a comunicação, a porta 24800, que precisa ficar aberta no servidor. Ao usar um firewall, não esqueça de configurá-lo para manter a porta disponível.
Como falamos entes, a configuração da versão Windows do Synergy é feita através de um utilitário gráfico. A versão Windows pode ser tanto usada como cliente quanto como servidor, de forma que você pode colocar a máquina Windows na posição central e usá-la para controlar máquinas Linux ou Windows conforme preferir.
Para configurar o Windows como cliente, marque a opção "Use another computer's shared keyboard and mouse (client)", especifique o endereço IP do servidor e clique no "Start!" para ativar a conexão.
Para que ele passe a ser inicializado junto com o sistema, permitindo que você desconecte o mouse e o teclado do cliente, acesse a opção "Autostart" e ative a opção "When Computer Starts", o que faz com que a conexão funcione na tela de login, permitindo que você use o mouse e teclado do servidor para efetuar o login na máquina. Para usar esta opção, você deve estar logado no Windows usando uma conta com privilégios administrativos:
Para configurar o Windows como servidor, marque a opção "Share this computer's keyboard and mouse" e clique no "Configure" para ajustar a configuração das telas.
No campo "Screens" você deve incluir os nomes dos micros (incluindo o servidor) e no campo "Links" definir a posição relativa da tela de cada um:
Concluindo, temos também algumas opções de configuração adicionais que podem ser usadas para tornar o ambiente mais confortável de usar.
Por exemplo, originalmente o rastro do mouse muda de uma tela para a outra simplesmente por chegar ao canto da tela. Isso pode ser um pouco desagradável em muitas situações, pois é justamente nos cantos da tela que ficam as barras de rolagem, bordas e botões da janela, onde você precisa clicar com freqüência.
A resposta para o problema é a opção "switch after waiting", que permite especificar um tempo de espera em milessegundos antes do mouse mudar para outra tela. Ele evita transições involuntárias, pois você precisa realmente manter o mouse no canto da tela por uma fração de segundo para mudá-lo para a outra tela.
No Fórum do Guia do Hardware existem diversos comentários sobre esse tema.
Espero que essa dica seja útil para vocês assim como foi para mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário